quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O nosso método de ensino-aprendizagem requer disciplina por parte dos alunos e dos pais. Abaixo mostramos o fluxograma que explica o procedimento que adotamos neste método. Esse método foi construído de acordo com os pré-requisitos da LDBEN/96 e, portanto, criará no aluno uma cultura de pesquisa que a própria lei prevê. Uma vez adaptado a esse método, seu filho estará pronto para estudar qualquer conteúdo, seja ele de qualquer disciplina. E não apenas da física e da matemática. Acompanhem,


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – Nesse estágio fazemos uma avaliação com o intuito de identificar as habilidades  e as prováveis deficiências do aluno.

DEFININDO CONTEÚDOS – Uma vez identificadas as deficiências, faremos a distribuição de conteúdos baseado naqueles conteúdos em que o aluno apresentou mais dificuldades. O aluno terá momentos de pesquisa e estudo relacionados a esses tópicos. 

COMPARTILHANDO CONTEÚDOS – Depois de realizada a pesquisa, o aluno poderá compartilhar o que aprendeu com os outros membros do grupo, afim de que possa aprimorar o aprendizado.

CONSTRUINDO RESULTADOS – Depois  de apresentar para o grupo sua pesquisa e ouvir a apresentação dos outros membros, o aluno construirá um texto que sirva de registro daquilo que ele estudou. Junto com o texto dos outros membros do grupo terá construído um material completo do conteúdo estudado.

APROFUNDANDO – A partir desse momento, o professor poderá resolver exercícios de nível mais aprofundado. Dessa maneira, o conteúdo será definitivamente compreendido.

CONTEXTUALIZANDO – Uma vez alcançado o estágio do ítem anterior, poderemos contextualizar o conteúdo, fazendo aplicações que fazem parte de nosso cotidiano.

A seguir o aluno fará uma nova avaliação diagnóstica e o conteúdo avança. Caso haja necessidade, o aluno repetirá todos os estágios que forem necessários. 

Tudo isso será registrado em uma plataforma de ensino a distância onde será mostrada a evolução do aluno aos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário